Carisma


“Ser família a serviço da igreja e do próximo”

Família e bom demaisUm Carisma novo, que nasce como obra do Espírito Santo para o “bem comum, em benefício de toda a Igreja!”.

Nas palavras do Beato João Paulo II: Sempre, quando intervém, o Espírito nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração; muda radicalmente as pessoas e a história; enxergamos a misericórdia de Deus que age na miséria de cada um de nós.

Maravilhados com a ação efetiva do Espírito Santo somos chamados a ser família, na amplitude do termo, com grata e intensa alegria, a fim de partilhar todos os nossos dons com aqueles que Deus nos confiar por meio da nossa missão.

“O Espírito Santo não só santifica e conduz o Povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios e o adorna com virtudes, mas “distribuindo a cada um os Seus dons como Lhe apraz” (1 Cor 12, 11), distribui também graças especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja” (…) Pela sua natureza, os carismas são comunicativos e fazem nascer aquela afinidade espiritual entre as pessoas e aquela amizade em Cristo que dá origem aos movimentos. A passagem do carisma originário ao movimento acontece pela misteriosa atração exercida pelo Fundador sobre quantos se deixam envolver na sua experiência espiritual. Nos movimentos e nas novas comunidades aprendestes que a fé não é questão abstrata, nem vago sentimento religioso, mas vida nova em Cristo, suscitada pelo Espírito Santo.” – Beato João Paulo II